Mato Grosso, Quinta-Feira, 02 de Maio de 2024     
Novo Portal
Unemat está desenvolvendo protótipo funcional para 1º Batalhão de Bombeiro Militar de Cuiabá
UNEMAT FAZ PESQUISA
Unemat está desenvolvendo protótipo funcional para 1º Batalhão de Bombeiro Militar de Cuiabá
26/11/2020 07:28:09
por Hemilia Maia
Foto por: Everton Ricardo do Nascimento

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) está desenvolvendo um protótipo funcional para o 1º Batalhão de Bombeiro Militar de Cuiabá (1º BBM). O produto a ser gerado é um sistema de gestão de equipamentos operacionais de atividades finalísticas da corporação baseado no conceito Internet das Coisas (IoT) em que, por meio de Identificação por Rádio Frequência (RFID), visa auxiliar a gestão estratégica e na tomada de decisões na corporação.

Hoje há quase mil tipos de equipamentos diferentes sendo utilizados em atendimento nas ações de mergulho, resgate e incêndio pelo 1º BBM, e o controle desses materiais exige um sistema confiável que proporcione agilidade no processo e otimize o tempo de lançamento, manutenção, uso e descarte.

Foto: Everton Ricardo do Nascimento

De acordo com o coordenador do projeto, professor Everton Ricardo do Nascimento, cada equipamento finalístico, de um conjunto de primeiros socorros a tanques de oxigênio, receberá etiquetas mapeáveis por sistema de radiofrequência. “As etiquetas serão ativadas no momento que a viatura passar pela cancela do Batalhão e, ao retornar, o mapeamento do estado desses equipamentos serão verificados imediatamente. Tudo poderá ser realizado em tempo real com o sistema funcionando em plataforma desktop e mobile”, explicou Everton.

Ao identificar e separar pelo sistema de rastreio os equipamentos operantes dos que precisam de manutenção e que precisam ser substituídos, o 1º BBM contará com um grande auxílio na tomada de decisões estratégicas quanto à aquisição, reposição, uso e manutenção desses equipamentos necessários para o salvamento de vidas.

O protótipo ‘Sistema de Gestão de Equipamentos Operacionais do 1º Batalhão de Bombeiro Militar Cuiabá’ está sendo desenvolvido por uma equipe composta por professores mestres e doutores do curso de Ciência da Computação da Unemat, câmpus de Barra do Bugres, e também profissionais técnicos de Ensino Superior colaboradores da Unemat e bombeiros militares da Tecnologia da Informação (TI) do 1º BBM.

Foto: Fernando Selleri Silva

O protótipo funcional tem como premissa a transferência de tecnologia. No momento já foram concluídos mais de 50% das etapas do projeto, e a equipe de pesquisadores está desenvolvendo os módulos e a prototipação de interface do sistema, levando em consideração o conceito de Internet das Coisas, baseado no uso de antenas, sensores e etiquetas RFID para o protótipo.

O desenvolvimento do protótipo, que deverá ser concluído e entregue no segundo semestre de 2021, é resultado de edital publicado pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT) em conjunto com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat) com a oferta de seis projetos, dos quais a Unemat obteve a aprovação em dois deles. Neste caso, a Fapemat, por meio do Programa de Pesquisa em Políticas Públicas, disponibilizou pouco mais de 186 mil reais para a elaboração do protótipo.

Atualmente, o 1º BBM conta com mais de 170 bombeiros militares distribuídos no quartel do 1º Batalhão e em três companhias localizadas no Coxipó, na Avenida Mato Grosso e no Palácio Paiaguás. O 1º BBM atende, só em Cuiabá, uma população de mais de 618 mil pessoas, fora os municípios de abrangência, Acorizal, Barão de Melgaço, Chapada do Guimarães, Nova Brasilândia, Planalto da Serra e Santo Antônio de Leverger. Por ano o 1° BBM atende quase 4000 ocorrências.

 

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24695 | Impressões: 139513
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada